Cursos de Cinema

Interpretar para a câmera é um músculo e requer “presentificação”, uma qualidade dinâmica de presença e prática suficientes para torna-se sinapse, isto é, uma técnica capaz de proporcionar ao ator uma experiência dramática autoral, versátil e duradoura no audiovisual.

Comprometida em apoiar o mercado de trabalho local, oferecendo qualificação e assessoria profissional, a TAO Filmes se dedica a pesquisar linguagens dramáticas, princípios recorrentes, teorias e técnicas de atuação de ponta para teatro, cinema, TV e mídia digitais.

Seus métodos de trabalho e treinamentos estão presentes no currículo de inúmeros profissionais no Brasil e no exterior, em diversos formatos desenvolvidos, por onde já passaram mais de 14 mil pessoas.

Do medo da câmera à técnica de atuação

As técnicas para um trabalho bem elaborado no cinema podem ser inicialmente difíceis de serem alcançadas e apreendidas, se por ventura, as raras oportunidades de prática invariavelmente ocorrem nas ocasiões de testes e sob a pressão de um bom desempenho. Sem treinamento ou prática regular e acompanhada, muitos atores não conseguem assimilar organicamente as minúcias e códigos dessa linguagem, nem mesmo desenvolver a capacidade de agir e reagir de forma presente e coesa com o corpo, a voz, a imagem, a respiração, ao contexto, texto, subtexto, a emoção e a direção.

A sofisticação e especificidades das linguagens cinematográficas exigem do ator uma orquestração de potências. Potencial e talento levam certo tempo para serem dominados e oferecerem resposta imediata e contínua diante de um trabalho com a câmera.

Todo ator, não importa a linguagem, precisa de um tempo particular para se experimentar, ousar, imunizar possíveis vícios, modular, reciclar, autenticar, mapear seu repertório de técnicas, recursos, linguagens e motivações. Muitos conseguem entrar no mercado de trabalho e ter algumas experiências com o veículo. Mas poucos conseguem manter-se, quanto mais com apuro e identidade.

Os cursos para câmera da TAO Filmes, em sua estrutura básica, buscam favorecer um ambiente de treino e feedback sobre como usar inteligências dramáticas como mito, corpo, logos, narrativa, imagem, metáfora, arquétipo, emoção, voz e respiração na criação e elaboração das personagens.

Um ator pensa através de ações

O método de preparação - ao longo destes 23 anos - relaciona princípios da neuroanatomia emocional com mais de 17 campos do conhecimento, alem das principais tradições cênicas no teatro e no cinema, para apoiar lógicas de composição dramática para câmera, explorando gradativamente múltiplos níveis de significação durante a atuação.

Os treinamentos, cenas em estúdio e em locações são filmados e os desempenhos analisados individualmente para personalização do processo de cada ator. As cenas finais de todos os módulos são entregues aos atores para registro do seu processo e portfólio.

Certificado e cadastramento para atores que ainda não possuem agência, no casting da TAO Filmes e produtoras associadas para filmes, teledramaturgia e vídeos publicitários para os interessados em entrar no mercado audiovisual.
__________

Mínimo de 15 e máximo de 20 alunos.
Idade mínima: 16 anos (exceto para turmas infanto-juvenis).
Ministrado por Luciana Martuchelli e convidados.
__________

CURSOS INTENSIVOS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

Os cursos intensivos, em sua maioria, trabalham com turmas mistas, múltiplos módulos, onde cada grupo trabalha com os textos e exercícios do seu nível. Os alunos passam pelos módulos A, B, C e D.
 
Turmas noturnas: Das 19h às 23h. Carga horária: 36h/aula.
Turmas vespertinas: Das 15h as 18h. Carga horária: 30h/aula.
Turma de finais de semana (sab e dom):  Das 8h às 18h. Carga horária: 16h/aula. (Imersão de reciclagem e introdução ao método).

MÓDULO A - Criando intimidade com a Câmera 
e com as linguagens do Cinema e das Mídias Digitais

Nível Iniciante. Oportuno para atores de teatro, interessados em conhecer a linguagem cinematográfica ou em reciclar técnicas e eliminar possíveis vícios.

Curso introdutório ao método de trabalho e preparação de atores da TAO Filmes. Treinamento elaborado para favorecer uma aproximação confortável e criativa do universo audiovisual e suas convenções e mercado de trabalho. Autenticação da autoimagem, dos níveis de percepção e da consciência física a partir de exercícios específicos de presença, interpretação, técnica vocal, desinibição, memorização de texto, escuta e Genesis da personagem. Por meio de cenas individuais e em duplas, a descoberta do que funciona ou não em frente às câmeras, somada à experiência diária de um set de filmagem.

MÓDULO B - A Emoção e a Câmera: 
Caminhos psicológicos e orgânicos na composição para o Audiovisual

Nível Intermediário. Interessante para atores com dificuldade em passar em testes, interessados em coach e direção de atores, bem como atores com muitos vicios com a voz e maneirismos.

Continuando aqui mais verticalmente a abordagem técnica anterior sobre as convenções da linguagem e apropriação das características individuais que nos fazem artistas e pessoas únicas. 

Neste módulo, temos um conjunto de ferramentas para dar contraste entre os processos mentais e físicos na elaboração da atuação. Modulação e controle da respiração, da voz e da imagem para dar vida e flexibilidade ao texto. Os atores recebem um texto (monólogo) onde, durante todo trabalho, irão em busca das camadas de interpretação - ocultas no corpo - que movem e criam a individualidade dramática de um ator e que oferecem imunidade à hiperatividade mental e às escolhas por mecanismos de ilustração. 

Os mitos sobre a emoção, suas origens, função e técnicas. A partir de exercícios de respiração e físicos, é gerada maior disponibilidade. E este estado de abertura e prontidão do ator abre o caminho para ele ser dirigido de forma autoral e conhecer seu pontencial ainda latente de criação e expressão.

MÓDULO C - Atuação para Cinema e TV: 
As Técnicas da Comédia

Nível Avançado I. Profissionalizante.

Continuando o processo dos módulos anteriores em busca de contraste para uma criação mais autoral, orgânica e sofisticada.

Neste treinamento, o ator tem como desafio novos monólogos (grande parte ainda inéditos na TV e no Cinema). Ele está no terreno do improvisos e dos textos colaborativos. Um conjunto de estímulos para favorecer um espaço de aprofundamento no universo de criações mais complexas, nos ritmos, dinamismos, intenções, subtextos, contextos e composições que envolvem o timing da Comédia.

MÓDULO D - As Composições no Drama

Nível Avançado II. Profissionalizante.

Este trabalho tem como premissa a consciência corporal e da câmera adquiridos nos trabalhos anteriores, e o contraste da criação mais autoral, orgânica como ponto de partida evitando os clichês e estereótipos. O Treinamento mais elaborado com os monólogos mais densos e personagens mais abrangentes e sua miríade de possibilidades ao lado de improvisos e textos colaborativos e o trabalho de coaching para o aprofundamento na criação da personagem e vivência mais apurada da linguagem e do potencial dramático de cada um.

Obs.: A partir do Módulo C, todos exercícios resultam em produções audiovisuais mais sofisticadas e com o trabalho da direção de atores, a fim do aluno vivenciar a experiência mais profissional do set.
__________

PRÓXIMAS DATAS

INTENSIVO
Todos os Módulos
6 a 14 de Fevereiro de 2017
Carga horária: 36h/aula.
Curso Encerrado.

INTENSIVO
Todos os Módulos
14 a 22 de Março de 2017
Carga horária: 36h/aula.
Curso Encerrado.

INTENSIVO
Todos os Módulos
18 a 26 de Abril de 2017
Carga horária: 36h/aula.
 Curso Encerrado.

INTENSIVO
Todos os Módulos
21 a 27 de Junho de 2017
Carga horária: 36h/aula.
Matrículas Abertas!

__________

OUTROS CURSOS

WORKSHOP DE ATUAÇÃO E ALTA PERFORMANCE 
PARA FILMES PUBLICITÁRIOS, PROPAGANDA E MARKETING

WORKSHOP REGULAR DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TV*

*Obs.: Turma regular neste momento disponível apenas para quem fez, no mínimo, dois cursos intensivos. Prioridade nas vagas para quem fez mais de 4 treinamentos, oficinas da TAO Filmes ou participou de filmes e obras da produtora e escola de atores.